Rua Flávio de Melo, 273, São Paulo-SP  13:00 - 22:00  (11) 3135-5007  

  
Team building: como montar e integrar sua equipe de maneira inovadora

Team building: como montar e integrar sua equipe de maneira inovadora

Boas estratégias de Team Building são fatores determinantes para o sucesso de sua equipe

A globalização e a interconectividade dos meios tornaram as profissões um processo cada vez mais dependente do trabalho em equipe. Mas um dos maiores desafios para as empresas é justamente formar uma equipe que seja bem integrada e que, ao mesmo tempo, alcance as metas e objetivos somando as habilidades pessoais e profissionais de cada um de seus integrantes. O processo de construir e manter uma equipe em integrada, gerando bons resultados, recebe o nome de Team Building.

O que é Team Building?

A nomenclatura surgiu entre as décadas de 1920 e 1930, quando pesquisadores de uma fábrica norteamericana aplicaram vários testes para avaliar a conduta e o desempenho de seus colaboradores em situações diversas. A principal conclusão a que estes estudiosos chegaram é de que o fator mais significativo para o êxito de uma equipe era a construção de uma identidade de grupo, assim como o sentimento de apoio e coesão social reforçado pela interação entre os trabalhadores.

É inegável a importância desse conceito para qualquer empresa. O Team Building bem executado traz resultados muito perceptíveis, como a melhoria na comunicação interna, maior comprometimento coletivo com os objetivos da empresa e os reflexos imediatos na qualidade do atendimento aos clientes.

Como aplicar o conceito na prática?

A melhor forma de construir uma equipe eficaz e eficiente é testando a criatividade e as habilidades de seus colaboradores, sua capacidade no gerenciamento de situações adversas e, claro, a maneira como trabalham em parceria com outras pessoas.

Um método bastante inovador vem sendo cada vez mais utilizado por empresas e profissionais de Recursos Humanos: os jogos de escapada.

Em termos gerais, nesse tipo de jogo são construídas equipes de 4 a 8 integrantes que precisam reunir suas habilidades para vencer os desafios a que são submetidos. Não há espaço para individualidades: somente o trabalho em equipe e muito raciocínio lógico vão ajudar na conquista do objetivo.

Do outro lado, na sala de monitoramento, responsáveis pelo RH da empresa e gestores, acompanhados de um coach de carreira, acompanham todo o processo, garantindo a montagem da melhor equipe possível posteriormente.

Onde jogar e trabalhar team building?

Aqui no The Escape Game, claro! Somos uma casa de eventos na Vila Mariana, em SP, além de trazer quatro salas temáticas para a prática dos jogos de escapada, oferecemos o serviço de master coach. São profissionais treinados para analisar o desempenho de sua equipe nos jogos por meio dos sistemas de monitoramento. Ao fim, a empresa recebe um relatório que facilitará sua tomada de decisões. Essa é, certamente, uma excelente ferramenta para líderes e gestores do mundo corporativo nos processos de recrutamento.

Quer saber mais? Fale com a gente!