Rua Flávio de Melo, 273/285, São Paulo-SP  13:00 - 22:00  (11) 3135-5007  

  
5 dicas para melhorar a memória

5 dicas para melhorar a memória

Aprenda como melhorar a memória com exercícios e muita diversão!

Todos os dias, nosso cérebro armazena uma grande quantidade de informações. Caminhos, nomes, dados, conceitos. Na hora de estudar, mais memorização ainda. Ter uma boa memória facilita imensamente essas tarefas do cotidiano. E engana-se quem pensa que não existem exercícios para potencializar e melhorar a memória! Eles existem, sim! :)

Existe uma grande quantidade de técnicas que visam melhorar a memória. Pudera, nosso cérebro funciona como o restante do nosso corpo: quanto mais você o exercita, mais amplia suas capacidades. É usando a memória de forma adequada que você vai conseguir melhorar a capacidade dela.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas de como melhorar a memória e ter mais facilidade em decorar tudo o que você precisa. Confira:

Como melhorar a memória?

1. Faça associações

É praticamente impossível decorar muitas siglas e nomes confusos, tem uma hora que o cérebro se esgota. Por isso, use sempre associações!

Tente associar uma imagem relacionada ou ligar a letra inicial da palavra com o seu significado. Frases e palavras mnemônicas, que são aquelas criadas para memorizar dados (como as frases que criávamos com a tabela periódica na época da escola) também são boas opções.

2. Faça exercícios mentais

Palavras-cruzadas, jogo da memória, baralho. Esses jogos trazem bons benefícios para nossa memória. Eles estimulam as áreas de nosso cérebro que são responsáveis pelo armazenamento de informações, fazendo com que elas fiquem mais ativas e pronta para quando precisarem ser usadas com mais intensidade.

E sabe o que mais? Escape game! Isso mesmo, nosso jogo estimula sua memória e capacidades cognitivas. Teste-se – vem jogar.

Escape game ajuda a melhorar a memória

3. Durma bem

É quando dormimos que a memória instantânea é transformada em memória permanente. Por isso, tenha um sono tranquilo e durma entre seis e oito horas por dia. Fique em um ambiente escuro e silencioso. Não durma com a televisão ou computador ligados e nem fique no celular após se deitar. Essas atividades são estimulantes e prejudicam os estágios do sono.

4. Use suas lembranças pessoais

Tente relembrar momentos agradáveis de sua infância e de toda a sua vida. Tente estimular os detalhes: nomes, roupas que usavam, detalhes de casa. Tudo isso estimula o seu cérebro a acessar os dados armazenados e melhorar a memória.

5. Alimente-se bem

Uma alimentação balanceada é fundamental para melhorar a memória. Inclua em sua dieta alimentos ricos em ômega 3, como peixes, e vitamina E, presente em óleos vegetais e sementes.